na educação,
no treinamento profissional
na segurança
na comunicação
na saúde,
na pesquisa e ciência,
na cultura,
enfim, em diversas aplicações e situações que fazem parte do nosso dia a da.
A necessidade de computar os dados fez o homem criar um sistema numérico com base 10, pois este é o número de dedos de nossas mãos. Os computadores, parte dessa evolução, utilizam um sistema binário (base 2), onde cada dígito binário é conhecido por BIT.
ELEMENTOS DOS COMPUTADORES
Processador (CPU): recebe as instruções, processa os dados e emite os resultados.
Na década de 70 os processadores possuíam em torno de 46 instruções e o tempo necessário para executa-lás, o chamado tamanho da palavra, era de 4 bits, hoje em dia, são aproximadamente 1030 instruções com tempo de 64 bits, ou seja 8 bytes.
Quanto à velocidade do relógio medida em Hertz, saímos 1 Mhz, na década de 80, para os atuais 10 Ghz. Porém, a velocidade do relógio chegou dentro de um limite que não dá para acelerar mais o relógio; a saída foi aumentar o número de processadores, com dois núcleos, quatro, etc.
Memória Principal ou Primária (RAM): memória volátil que deve acompanhar a eficiência do processador para um bom funcionamento do computador. O tempo de acesso são de nanossegundos e a capacidade pode ser de gigabytes (GB).
Memória secundária (HD): memória não-volátil de armazenamento de dados, tem tempo de acesso de milissegundos e sua capacidade pode ser de terabytes (TB).
Dispositivos Periféricos
de entrada: webcam, microfone, teclado, scaner, mouse, etc.
de saída: monitores de vídeo, áudio, impressoras, projetores, ploters, etc.
de armazenamento externo: floppy disk, cd, dvd, pen drive, cartão de memória, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário